Pastiera Napoletana

Home / Informação / Pastiera Napoletana

Pastiera Napoletana

Pastiera Napoletana

A Pastiera Napolitana, ou simplesmente pastiera, é um doce napolitano – muito difundido também na região da Reggio Calabria e províncias – típico do período da Páscoa e possui o reconhecimento de “prodotto agroalimentare tradizionale campano”.

A lenda diz que a sereia Partenope é a criadora desta delícia, deriva provavelmente das festas pagãs e oferendas do período primaveril, é provavelmente atribuída ao culto a Cerere, cujas sacerdotisas levavam ovos, símbolo de renascimento. A receita atual foi aperfeiçoada nos conventos e, o mais célebre na de San Gregorio Armeno.

Existe uma lenda mais “realista” que conta que pescadores, devido ao mau tempo, encontravam-se à deriva por um dia e uma noite. Quando voltaram a terra, indagaram a eles como haviam resistido todo esse tempo e responderam que haviam comido uma massa com ricota, ovos, trigo e aromas. Por esse motivo a Pastiera começou a ser um símbolo de renascimento, pois havia dado uma segunda vida a esses quatro pescadores.

A Pastiera é uma torta de pasta frolla com um recheio a base de ricota, frutas cristalizadas, ovos e trigo cozido no leite. Sua massa é crocante e o recheio suave. Na receita clássica é aromatizada com canela, raspas de limão, baunilha e água de flor de laranjeira. Como é nossa característica, nossa Pastiera é preparada do modo clássico. O trigo fica hidratando por três dias, no dia seguinte é preparado o recheio com ricota, açúcar, ovos e trigo, aromatizamos com canela, limão siciliano, baunilha e água de flor de laranjeira e, somente no dia seguinte, a torta é levada ao forno.

Confeccionamos Pastiera em dois tamanhos: grande, com 20 cm de diâmetro e aproximadamente 1,2 kg e pequena, com 15 cm de diâmetro e aproximadamente 700 g. Fora do período da Páscoa não temos esta maravilha para pronta entrega. Ela deve ser encomendada com uma antecedência de seis dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado