Pizza Napoletana – patrimônio da humanidade

Home / Informação / Pizza Napoletana – patrimônio da humanidade

Pizza Napoletana – patrimônio da humanidade

Pizza Napoletana – patrimônio da humanidade

A “Arte dos Pizzaiolos Napolitanos” foi declarada em dezembro de 2017como novo Patrimônio Imaterial da Humanidade pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A decisão foi anunciada por ministros italianos e confirmada pela entidade mundial. Com isso, é a primeira vez na história que a arte de fazer um alimento vira um patrimônio mundial.

“Vitória! A identidade gastronômica italiana é cada vez mais protegida no mundo”, disse o ministro para as Políticas Agrícolas, Maurizio Martina, através das redes sociais. Ele ainda lembrou que a campanha italiana durou oito anos e que foi aprovada unanimemente pelos membros da ONU. Segundo a nota divulgada pela Unesco, a arte dos napolitanos “é uma prática culinária que consiste em quatro diferentes fases, desde a preparação da massa até o cozimento em forno”. “A prática é originária de Nápoles, onde cerca de 3000 pizzaiolos agora vivem e trabalham, e desempenha um papel-chave na promoção de encontros sociais e intercâmbio entre gerações. O conhecimento e as habilidades relacionadas a esses elementos são transmitidas na ‘botteg’ do pizzaiolo, onde jovens aprendizes podem observar sua maestria no trabalho”, escreveu o comitê.

No Brasil, onde o consumo de pizzas é enorme, as pessoas vem aos poucos experimentando e aprovando esse tipo de pizza. Cada vez mais profissionais estão se qualificando nessa arte e mais estabelecimentos devem aparecer.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado