Zeppola di San Giuseppe

Home / Informação / Zeppola di San Giuseppe

Zeppola di San Giuseppe

Zeppola di San Giuseppe

A “zeppola” de São José é muito popular na região do Vesúvio e, durante muito tempo, era preparada diretamente nas ruas. Embora tenha esse nome, não é é originária da região de San Giuseppe Vesuviano, e há várias hipóteses sobre a invenção deste doce, que se referem tanto às freiras de San Gregorio Armeno às de Croce di Lucca, e às de Splendore, mas sempre tendo Nápoles como origem. A primeira receita escrita remonta a 1837, no Tratado de Culinária Napolitana de Ippolito Cavalcanti

São geralmente preparadas no período de São José (19 de março), o que as torna um doce típico do Dia dos Pais (na Itália). Os ingredientes principais são farinha, açúcar, ovos, manteiga e azeite de oliva, creme de confeiteiro e cerejas em calda para a decoração. Na tradição napolitana, existem duas variantes na preparação da massa da Zeppola di San Giuseppe: frita e assada. Em ambos os casos, os “donuts” são de forma circular com um orifício central de 2 cm de diâmetro e decorados com creme de confeiteiro e cerejas em calda e açúcar de confeiteiro. Algumas confeitarias também fornecem o enchimento interno de zeppola com este creme, partindo da tradição.

A prova que a Zeppola napolitana e da Puglia enraizados na história, tradição e bagagem culinária dessas regiões é uma indicação “PAT”, ou o fato de que eles são registrados como produtos tradicionais, o que garante que a receita e técnicas de preparo tradicionais estão bem estabelecidos em um determinado território durante, pelo menos, 25 anos. Como é de nossa filosofia, o Nonna Dorina mantém essa receita e métodos para que você tenha um produto mais autêntico e semelhante àquele que comeria na Itália.

Lembramos que só produzimos Zeppola em determinadas épocas e, como o dia de São José se aproxima, não deixe de fazer sua encomenda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado